Escola Maria Dutra realizou I Campeonato de Slackline

A Escola Municipal Professora Maria Dutra, realizou pela primeira vez, o Campeonato de Slackline. A disputa do esporte, que a cada dia conquista novos adeptos, ocorreu por volta das 16h, em frente à Estação Ferroviária, no Centro Histórico. As inscrições, foram abertas para os alunos e o público em geral. O público pode prestigiar o evento até as 19h aproximadamente.

O campeonato foi dividido em três modalidades: intermediário, que reúne atletas que já conhecem o esporte e que fazem manobras; iniciante, para as pessoas que começaram a praticar há pouco tempo. Pessoas que nunca haviam tido contado com o esporte também arriscaram participar da competição. A arbitragem foi composta por atletas profissionais da cidade de Guarabira que ao final da competição fizeram uma demonstração do Trickline realizando manobras sobre a fita arrancando aplausos de todos os presentes.

De acordo com a professora de Educação física, Flaviana uma das organizadoras do evento, alunos da Escola maria Dutra vêm demostrando grande interesse em praticar o esporte e muitos já destacam na prática do slackline, como é o caso do aluno Júlio César.

A prefeita Joyce Renally participou do evento e destacou a dedicação do trabalho da professora Flaviana em trazer o projeto do slackline para a cidade de Duas Estradas. “O novo esporte, o slackline, vem realmente ganhando todo o Brasil, novo, mas que está conquistando a muita gente. ” disse. A prefeita concluiu sua fala desejando boa sorte aos jovens que estavam competindo e convidou os presentes para apreciar o evento numa tarde maravilhosa.

O I Campeonato de Slackline ofereceu premiação de medalhas e troféus ao 1º, 2º e 3º lugares. Os participantes da competição ganharam uma camiseta do campeonato.

O que é o Slackline?

O Slackline é uma prática corporal realizada em uma fita estreita e flexível, de nylon ou poliéster, tencionada em dois pontos fixos, onde são realizados movimentos estáticos e dinâmicos. O objetivo principal é buscar a harmonia entre corpo e mente e manter-se equilibrado na fita.

O esporte teve sua origem nos anos oitenta, com os escaladores que passavam semanas acampando para buscar novas vias na montanha. Quando o clima não favorecia a escalada, eles esticavam as fitas de seus equipamentos e exercitavam-se tentando se equilibrar sobre elas. Com o passar dos anos a brincadeira tornou-se um esporte e vêm se popularizando mundialmente.

Esporte considerado completo, aliando resistência física, consciência corporal e concentração, o Slackline vem ganhando milhares de adeptos no mundo dia após dia. Atividades como Surf, skate, escalada ou a simples corrida no parque são elevadas a outro nível de prática com a ajuda do Slackline.

Atualmente existem cinco modalidades de Slackline: Highline, Longline, Waterline, Trickline e Yogaline.

No Brasil, a modalidade mais praticada é o Trickline (slackline de manobra), onde os atletas ou “slackers” realizam manobras sobre a fita.