Turismo

ESTAÇÃO FERROVIÁRIA

Construída pela Great Western of Brazil, a Estação Ferroviária e o Armazém da Companhia (como ficou popularmente conhecido o local que servia de depósito da Estação) foram inaugurados no dia 01 de janeiro de 1904, tendo o primeiro trem passado às 14 horas deste dia. Recentemente reformada, ambos são tombados pelo Iphaep (Instituto do Patrimônio Histórico e Geográfico da Paraíba)

Endereço: Rua José Moreno Gondim

 

CASA AZUL

Pertencia a Alberto de Carvalho Costa, político bastante influente na região e um dos filhos do fundador da Vila Costa. Recentemente reformado e transformado em centro cultural.

 

 

 

 

CRUZEIRO DE SÃO FRANCISCO

O Cruzeiro São Francisco esta localizado no ponto mais alto do Município, mais precisamente a 470 metros de altitude. Ele foi construído em fevereiro de 1932 por Francisco José da Costa, mais conhecido como “Coronel Costinha”.

A inauguração do Cruzeiro foi realizada com muita festa que se tornou tradicional no vilarejo, naquela época.

Poucos anos depois veio a falecer Francisco Costa Filho “Chiquinho”, filho do Coronel, e como não havia cemitério na Vila Costa, ele foi sepultado no Cruzeiro, e a partir deste acontecimento não ouve mais festa no local.

Endereço: Rua da Matriz

CASA BRANCA (CASARÃO)

Construído em 1920, este casarão, foi residência do fundador de Duas Estradas, o industrial Antônio José Da Costa, considerada a mais antiga residência da cidade.

Endereço: Rua José Moreno Gondim

 

 

 

IGREJA SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS

No ano de 1919, o Senhor Costinha, com recursos próprios, iniciou a construção da Igreja, onde na época gastou 6 (seis) contos de reis. O nome do padroeiro foi escolhido pela Senhora Júlia Costa, esposa do Senhor “Costinha”, que eram muito devotos do Sagrado

Coração de Jesus. A primeira missa foi celebrada pelo padre Aprígio Espínola, que para admiração e alegria de muitos, celebrou a missa em Latim.

Endereço: Rua da Matriz

 

ENGENHO CACHAÇA SERRA LIMPA

Considerada a 5ª melhor cachaça brasileira em pesquisa realizada pelas revistas Veja e Playboy, a única cachaça paraibana a garantir o selo de qualidade do Instituto Biodinâmico (IBD), campeã do Prêmio TOP OF MIND (mais lembrada pelos paraibanos) por 12 anos seguidos (2001-2013).

Endereço: Engenho Imaculada Conceição

 

 

MAUSOLÉU DA FAMILIA COSTA

Na região de Vila Costa não havia cemitério e em 1922, Firmino José da Costa, que era um cidadão paralítico muito doente, descendente do antigo proprietário, comprou no Recife e trouxe técnicos para montar na sua fazenda, o mausoléu que deveria receber o seu corpo quando falecesse.

Firmino que se mudara com a família, para residir em Nova Cruz-RN, faleceu naquela cidade e ali foi sepultado.

Contam os moradores mais antigos que neste local eram enterrados os corpos de crianças pagãs. Atualmente, passa por reforma.

Endereço: Por trás da rua Costa Filho

ENGENHO CACHAÇA ALEGRE

Endereço: Engenho Bom Jesus – Sítio Pau Amarelo