Atualizado em: 27 de maio de 2022 às 11:24h
Encontre o que você precisa aqui:

Casarão que pertenceu a família fundadora de Duas Estradas será restaurado e transformado em Centro Cultural

Início Casarão que pertenceu a família fundadora de Duas Estradas será restaurado e transformado em Centro Cultural

A Prefeitura de Duas Estradas declarou de utilidade pública, para fins de desapropriação, o imóvel situado na Rua José Moreno Gondim, conhecido popularmente como “Casarão”. A extraordinária edificação, concluída em 1920 e encravada no Centro Histórico do Município, atualmente se encontra em ruínas, com notório risco de perecimento total do bem, pertenceu a Francisco José da Costa (Capitão Costinha), 1º primeiro eleito de Caiçara, grande fazendeiro e filho do fundador do Município de Duas Estradas (Antônio José da Costa).
O Decreto Municipal nº 59/2022 foi publicado no Diário Oficial do Município nesta quarta-feira (05), e justifica que a desapropriação tem como finalidade a adoção dos atos para preservação e conservação do imóvel, considerando que o imóvel possui vultuosa importância cultural, arquitetônica, artística e histórica para Duas Estradas e para o Estado da Paraíba. Perfazendo-se como a mais grandiosa residência dos entornos da Serra da Copaoba e como um marco para o surgimento da Vila Costa, agrupamento que resultou no Município de Duas Estradas.
A partir do decreto, serão adotadas as providências necessárias ao processo indenizatório do imóvel, com recursos oriundos de dotação orçamentária da Secretaria de Cultura e Turismo do Município, ou seja, recursos provenientes da Prefeitura de Duas Estradas, que já investiu mais de R$ 23.000,00 para a elaboração dos projetos de restauro e reforma, hidrossanitário, elétrico e orçamentário.
Já o projeto de restauração da edificação receberá um investimento aproximado de 1 milhão de reais do Governo do Estado da Paraíba, através da Superintendência de Obras do Plano de Desenvolvimento do Estado (Suplan). Com a conclusão da obra será instalado o Centro Cultural Palacete Francisco Costa, com o objetivo da preservação do patrimônio histórico, artístico e cultural do Município, bem como sediar exposições, eventos culturais e a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.

Compartilhar

Notícias Relacionadas

Ao continuar navegando no nosso portal, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Para ter mais informações, acesse nossa página de Política de Privacidade

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support