Atualizado em: 4 de agosto de 2022 às 14:21h
Encontre o que você precisa aqui:

Galeria de Honra

Início Galeria de Honra
Galeria de Honra
PAULO ALVES DA SILVA (PREFEITO)

PAULO ALVES DA SILVA (PREFEITO)

Nasceu na Fazenda Serra Limpa, em Duas Estradas-PB, no dia 17 de maio de 1931, filho de José Alves da Silva e Severina Inês da Silva. Em setembro de 1967, fixou residência na cidade de Duas Estradas, onde começou a trabalhar, na prefeitura, com o então gestor Rosil de Carvalho Costa, o mesmo que o iniciou na carreira política. Foi prefeito do município de Duas Estradas e do então distrito de Sertãozinho, por 10 anos. O primeiro mandato foi de 04 anos (1968 a 1972) e o segundo, de 06 anos (1976 a 1982). Casado com a Sra. Ivanilda Alves da Silva, pai de 06 filhos. Seu Paulo faleceu em 26 de maio de 2011, em João Pessoa, cidade onde residia.

MANUEL SEVERINO DA SILVA (AGROPECUARISTA E COMERCIANTE)

MANUEL SEVERINO DA SILVA (AGROPECUARISTA E COMERCIANTE)

Nascido em 12 de novembro de 1912, seu Manuel Joaquim, como era mais conhecido, veio do interior do Rio Grande do Norte fugindo da pobreza. Sua mercearia situava-se à Rua do Comércio. Também era proprietário de terras e negociava gado, além de vender carne na feira aos sábados. Fazia questão de declarar o seu amor pela cidade porque dizia que foi aqui que construiu a sua vida. Morreu no dia 07 de junho de 1978.

LUIZ SOARES DE LIMA (Comerciante)

LUIZ SOARES DE LIMA (Comerciante)

Seu Luiz Bidé (como era conhecido), nasceu em Mamanguape - PB, em 15 de maio de 1933, chegou em Duas Estradas aos 15 anos. Em 1962 se estabeleceu comercialmente na Rua Bom Jesus, 36. Foi pioneiro na região, no comércio de gasolina, óleo diesel, querosene e óleos lubrificantes para motores. Em frente a Mercearia, abriu um ARMAZÉM DE COMPRA de produtos da terra: castanha de caju, urucum, algodão e milho, atendendo as necessidades dos pequenos produtores das cidades circunvizinhas com grande relevância na região. Faleceu no dia 02 de agosto de 2013.

JOSÉ BALBINO DE SOUZA (MÚSICO, AFINADOR DE SANFONA)

JOSÉ BALBINO DE SOUZA (MÚSICO, AFINADOR DE SANFONA)

Nasceu em 18 de novembro de 1918, no Sitio Lagoa Velha que a época pertencia ao município de Duas Estradas. Zezinho Balbino, como era conhecido em nossa cidade, aos 08 anos já tocava sanfona, que aprendeu com o tio e aos 11 anos já iniciava no ofício de afinar o instrumento. O seu trabalho de consertar e afinar sanfonas fez com que Duas Estradas ficasse conhecida no mundo dos sanfoneiros, pois, muitos instrumentos de famosos forrozeiros passaram por suas mãos habilidosas. Zé Calixto, Zezinho da Paraíba (da banda Mastruz com Leite), Valter Albuquerque (músico que já tocou com o Mestre Sivuca e também na Orquestra Tabajara) e o cantor Amazan foram alguns dos músicos que confiaram a seu Zezinho esse valoroso e difícil trabalho. Morreu de causas naturais no ano de 2013.

JOAQUIM DE AGUIAR E SILVA (DELEGADO E LIDERANÇA POLÍTICA)

JOAQUIM DE AGUIAR E SILVA (DELEGADO E LIDERANÇA POLÍTICA)

Joaquim de Aguiar e Silva, nascido em Jacaraú – PB, no dia 06 de setembro de 1910. Chegou em Duas Estradas em 1950 e nutria profunda amizade com os fundadores da cidade, a família Costa. Exerceu a função de delegado por 30 anos e fiscal de menor por 20 anos. Era extremamente respeitado no município. Em 2013, recebeu uma homenagem da Câmara Municipal de Duas Estradas através do Presidente Miguel Felipe dos Santos, pela passagem dos 105 anos de vida.
Faleceu em 03 de junho de 2016 aos 106 anos.

JOÃO DA COSTA LIMA (PECUARISTA E PREFEITO)

JOÃO DA COSTA LIMA (PECUARISTA E PREFEITO)

Nasceu no Sitio Pau Amarelo, município de Duas Estradas, no dia 06 de janeiro de 1926. Junto com sua esposa, Maria Severina da Costa Lima, e depois de muito trabalho, comprou uma pequena fazenda no município de Lagoa de Dentro e por lá morou alguns anos. Depois, comprou uma fazenda em Duas Estradas onde fixou residência definitivamente. Teve 07 filhos. Muitos anos após o seu trabalho de pecuarista, se candidatou a prefeito do município de Duas Estradas e foi eleito no ano de 1996 com 1.543 votos. Governou a cidade de 1997 a 2.000.
Foi brutalmente assassinado no dia 01 de abril de 2000.

GERALDO BATISTA DO NASCIMENTO (COMERCIANTE E PREFEITO)

GERALDO BATISTA DO NASCIMENTO (COMERCIANTE E PREFEITO)

Nasceu em Campina Grande - PB, aos dias 10 de dezembro de 1929. Por volta de 1932 sua família veio morar no sítio Riacho de Prensa, município de Caiçara, onde anos mais tarde conheceu e se casou com a senhora Maria Odete Lima do Nascimento indo logo após morar no Sítio Areia Branca, município de Duas Estradas - PB.
Entrou para vida pública no ano de 1971, exerceu a função de vice-prefeito na gestão do Sr. Paulo Alves da Silva, de 1976 a 1982. Elegeu-se prefeito por dois mandatos: de 1983 a 1988 e de 1993 a 1996. Faleceu em 04 de dezembro de 2003, em João Pessoa - PB.

FRANCISCO FELIPE DOS SANTOS (PREFEITO)

FRANCISCO FELIPE DOS SANTOS (PREFEITO)

Francisco Felipe dos Santos nasceu em 10 de julho de 1925 no Sitio Pau Amarelo, Duas Estradas. Foi vereador por 2 legislaturas na cidade de Caiçara, Vice-Prefeito na cidade de Serra da Raíz e, após a emancipação de Duas Estradas, foi o primeiro Prefeito eleito em 1966.
Faleceu no dia 31 de outubro de 1991.

ANTÔNIO PEREIRA DA SILVA – (AGRICULTOR E SERVIDOR PÚBLICO)

ANTÔNIO PEREIRA DA SILVA – (AGRICULTOR E SERVIDOR PÚBLICO)

Seu Antônio Davi, como era conhecido, nasceu no dia 06 de outubro de 1931, em Duas Estradas. Acumulou as funções de secretário geral e tesoureiro em várias gestões da Prefeitura Municipal de Duas Estradas, durante os anos de 1965 a 1980. Teve uma importante passagem como Presidente do Duas Estradas Futebol Clube, entre os anos de 1985 a 1989, sendo o time campeão da Copa Integração do Brejo no ano de 1987, na época, o campeonato mais importante da região.
Faleceu no dia 05 de outubro de 2009.

ANTÔNIO JOSÉ DA COSTA – FUNDADOR DA VILA COSTA

ANTÔNIO JOSÉ DA COSTA – FUNDADOR DA VILA COSTA

Proprietário da Fazenda Alegre, nas imediações da região da Serra da Copaoba, Capitão Costa foi visionário e corajoso quando, no século passado, vislumbrou na construção da Estação Ferroviária a oportunidade do surgimento de uma cidade, à época Vila Costa, hoje, Duas Estradas.

Ao continuar navegando no nosso portal, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Para ter mais informações, acesse nossa página de Política de Privacidade

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support