O surgimento de Duas Estradas remonta a 1903, quando Antônio José da Costa, grande fazendeiro e chefe político de Serra da Raiz, ciente de que os ingleses iriam construir uma ferrovia nas proximidades, intervém na localização da Estação e do Armazém. Capitão Costa, enviou uma carta ao escritório da Great Western no Brasil, propondo a cessão de terras da Fazenda Alegre, a fim das edificações serem construídas em local estabelecido na sua propriedade. A proposta foi aceita e em 01 de janeiro de 1904 a ferrovia passou funcionar, unindo Recife a Natal.
Entre a Estação e o Armazém da Companhia surge um cruzamento, o encontro de duas estradas, a mencionada ferrovia e a rodovia de Serra da Raiz a Mamanguape. Antônio Costa além de utilizar a ferrovia para escoar sua produção, passou a desenvolver, junto com seus filhos, atividades comerciais nas proximidades. Surgindo o comércio e as moradias, e por isso a localidade foi denominada Vila Costa. A vila se desenvolveu e, devido ao encontro das estradas, a localidade ficou conhecida por Duas Estradas, e em 22 de dezembro de 1961 se tornou Município.
Gentílico: duas-estradense
Ao continuar navegando no nosso portal, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Para ter mais informações, acesse nossa página de Política de Privacidade